O cuidado pode ser um presente que você vai encontrar no passado. Já pensou nisso?

Foto de Andre Moura no Pexels

Para cuidar de verdade você não precisa ir muito longe em busca de estudos📚, pesquisas🔎 e afins. Isto tudo vai ser importante em um outro momento do cuidado. O que eu considero essencial não é algo que está no presente, mas sim no passado!

Como assim, Renan? 🤔 É simples, você já parou pra pensar…

Quais são os sonhos do idoso? 💭 As vontades? Os gostos? Desgostos? Prazeres e desprazeres? (já se perguntou sobre as coisas que você não conhece a respeito de quem você cuida?) 🤨 Conhecer quem você cuida é parte fundamental de todo o processo! Se é alguém próximo à você, busque na sua memória o que aquela pessoa gostava de assistir, de fazer, quais eram seus hobbies…


Na noite de ontem, sábado, 30/05/2021 conversei por bastante tempo com a minha mami 👩‍👦 sobre NOVELAS📺. Desde sempre soube da sua paixão por telenovelas. Nesta conversa descobri que ela pegou isso da minha avó,👵 sua mãe.
Minha mãe sempre é lembrada pelas pessoas mais próximas por ter uma boa memória televisiva. De trilhas de novelas🎶 à personagens🎭, atores e falas memoráveis, ela consegue se lembrar de muitos detalhes que ninguém mais se lembra! 🤭 Ontem mesmo fizemos um jogo de perguntas e respostas juntos🎲, e ela acertou 13 das 14 questões! (Como a questão que ela errou foi de uma novela mais recente, considero que ela acertou todas, então)! 🤫


O que quero falar mesmo com vocês neste texto de hoje, é que cuidar não é difícil. Por muitas vezes se torna exaustivo, ainda mais se você colocar o carro na frente dos bois e antecipar o sofrimento, mas fora isso, difícil não é.

Quem precisa de cuidado NÃO necessita na maioria das vezes (só) do toque/contato físico!👌 Mais do que isso, muitas vezes essa pessoa só precisa ser OUVIDA 👂, ser ATENDIDA ✋, ter a atenção TOTAL dada à ela 👐 (ainda que por um instante. Mas precisa ser um momento REAL de conexão com ela). Com o tempo você entende quando é o momento de você questionar❓, falar🗣️, orientar ou simplesmente ouvir 😌.
Mas não é ouvir de modo vazio, mexendo no celular📱, sabe? Falo de ouvir por completo, se interessar e entusiasmar pelo que a outra pessoa tem para nos contar!


Há alguns dias sentei 🛋️ para ouvir e conversar com uma tia muito querida! Uma mulher que no auge dos seus 87 anos tem um mundo de histórias para contar. Casamento👰, infância👧, nascimentos👶 e mortes⚰️, sua longa viagem do Rio Grande do Norte à Minas Gerais… Histórias que a gente percebe a necessidade da pessoa que as viveu, tem em nos contar. O tempo passou e eu nem vi! 🕰️


Hoje eu conto as coisas que quero à vocês por aqui, pela nossa página no Facebook, nos meus vídeos, e por todos os outros meios possíveis que temos! (Até mesmo em 15 segundos nos stories do meu perfil no Instagram.) Caso você se interesse pelo assunto, você continua, se não, passa pra frente. De todo modo eu vim aqui e coloquei em palavras o que eu estou sentido. Esta tia por exemplo, não tem esta opção. Ela precisa que outras pessoas à escutem. E nos tempos de hoje, tem sido difícil ter alguém para entender as necessidades do outro em ser escutado.
Na maioria das vezes elas ouvem, mas não escutam.

Cuidar é isso: De início é isso. E a gente pode fazer isso em qualquer fase da vida. Com pessoas doentes ou não.

As novelas da minha mãe, que fizeram parte da história dela com a minha avó, hoje fazem parte da minha história com ela também. Recentemente comecei a perceber que sentia falta de algo dentro da minha rotina, percebi que poderia ser a falta de ver e comentar sobre um bom barraco de novela. E parece bobo ou vazio, não é mesmo? Mas tem um significado fantástico pra mim: e por hora, é isso o que importa! 😉

E é sobre isso mesmo, cada um encontrará no cuidado com o idoso algo que haverá conexão. Meu avô amava músicas da dupla Tião Carreiro & Pardinho. Não faz nada meu estilo estas músicas e nunca parei para ouvir ou tentar me interessar. No entanto, sempre que possível colocava estas músicas para ele escutar e ficava ali observando suas reações, sua atenção e a emoção que sentia ao ouvir as trágicas histórias contadas nas letras. Isso também é cuidar.

Pra você que começa nesta jornada, ou quem sabe um dia vai iniciar, eu acredito que um pouquinho do que comentei aqui já basta, porque você vai tentar entender o mundo daquela pessoa, e aí sim, vai conseguir fazer parte dele, orientar e apoiar.

Fazer o que o idoso gosta vai te fazer ganhar a confiança dele de modo muito mais rápido. Com o tempo você fará isso sem esforço e aí, aquilo que antes parecia impossível se torna realidade:

O cuidado se torna um prazer! ❤️

3 comentários em “O cuidado pode ser um presente que você vai encontrar no passado. Já pensou nisso?

    1. Muito obrigado, Maria! Fico muito feliz pelo seu comentário aqui! É muito bom saber que vocês estão por aqui me acompanhando!

      Renan 😘

  1. Meu Deus ate eu tenho historia aqui pra ser contada, fiquei surpresa .

    Obrigada meu Filho bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *