O último retrato

O último retrato

Esta foi a última foto que fiz do meu avô. Quando a tirei, fiquei um bom tempo observando pelo visor da câmera sem muita reação.

Fiquei surpreso com a expressão do Vôvs no retrato. Como se pela forma como observava, soubesse ser a última vez que estava sentado na varanda de sua casa. Lugar onde passou uma vida inteira cuidando das plantas, de alguns bichos de estimação e onde sentado à beira do banco, refletia sobre tudo o que acontecia à sua volta.

Algumas pessoas afirmam coisas como:

“Ah mas ele não entende mais nada não… Pode falar o que quiser na frente dele que ele não sabe de nada que tá acontecendo…”.

A essas pessoas eu faço um convite para refletirem: Você acha mesmo que nesse olhar não tinha nada? Que ele não estava atento à nada do que lhe acontecia?

TUDO ESTAVA ALI, AINDA QUE EM ALGUNS MOMENTOS NÃO PARECESSE A gente não tem certeza do que é compreendido, e nem que parte da experiência “VIDA” está comprometida.

A certeza que a gente precisa ter, é de que da nossa boca não saia nada que possa ferir a dignidade da pessoa com Alzheimer.

Saudades, Vôvs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *